oficinas
A Estudo de Cena trabalha em processos artísticos que são definidos por temas que contribuem com o debate sobre as condições atuais da vida. Unindo experimento de linguagem e temas críticos o grupo atua em parceria com movimentos sociais, estudantes e coletivos culturais no sentido de contribuir com a resistência popular do campo e da cidade, e expandir a pesquisa da arte contra-hegemônica. Faz parte deste procedimento a realização de oficinas artístico pedagógicas, segue neste tópico imagens de algumas de nossas oficinas.
Oficina A farsa da justiça
Oficina de teatro a partir dos temas e canções da peça A farsa da justiça. Trabalho realizado com jovens do IX Acampamento pedagógico da juventude Sem Terra “Oziel Alvez”, curva do S na PA-150 em Eldorado dos Carajás - Pará, local onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás em 17 de abril de 1996.
Data: de 10 a 17 de abril de 2014
Local: IX Acampamento pedagógico da juventude Sem Terra “Oziel Alvez” - Eldorado dos Carajás/Pará
Oficina Cangaços I
Oficina de teatro que trabalhou experimentos cênicos a partir de crônicas de Graciliano Ramos reunidos no livro Cangaços. No final da oficina o experimento “Cangaços” teve duas apresentações públicas, na sede da Cia do Feijão e no Espaço Pyndorama, da Cia Antropofágica.
Data: de abril a setembro de 2015
Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP
Oficina Canudos
Oficina de teatro para militantes latino americanos da X Turma de teoria política latino americana, da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF. A oficina teve como base o repertório cancioneiro sobre a Guerra de Canudos. A apresentação da oficina ocorreu no mesmo dia que a polícia tentou invadir a escola do MST.
Data: de agosto a novembro de 2016
Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP
fotos vídeo experimento canudos
Oficina Cangaços II
Oficina de teatro que teve como base o conto Feira de Cabeças de Aurélio Buarque de Holanda e canções interpretadas pela cantora Roze. O experimento final da oficina foi apresentado no I Encontro artístico pedagógico de teatro de grupo, organizado pela Estudo de Cena. Outra apresentação pública aconteceu no Engenho Teatral.
Data: de agosto de 2016 a fevereiro de 2017.
Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP
Oficina de Agitação e Propaganda para o Levante Popular da Juventude
Oficina para militantes do Levante Popular da Juventude, vindos de cinco estados do Brasil. A oficina preparou intervenções para atos de rua.
Data: setembro de 2017
Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP
Oficina II de Agitação e Propaganda para o Levante Popular da Juventude
Oficina para militantes do Levante Popular da Juventude. A oficina preparou intervenção para convocar a população de São Paulo para o ato “Fora Temer” de 10 de novembro de 2017.
Data: novembro de 2017
Local: Espaço Pyndorama e mediações da estação de trem e metrô Barra Funda - São Paulo/SP
Oficina Suor de Ferro
Oficina realizada a convite do MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, para jovens militantes de sete estados brasileiros da I Turma do Curso de Introdução ao Problema Mineral no Brasil. A base do trabalho foi o conjunto de reportagens “Suor de Ferro” de Márcio Zonta publicada no Brasil de Fato. Na oficina foi criada a peça curta “Mineradora CALE, sua vida MUDA”, que posteriormente foi apresentada em assembleias e encontros do MAM pelo Brasil.
Data: Março e abril de 2017
Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP
Oficina Narrativas de Ferro
A convite do MAM a Estudo de Cena realizou uma oficina de teatro-vídeo para o grupo de teatro Revolução da Juventude, para a Brigada Carlos Drummond de Andrade e para a juventude camponesa na região de Conceição do Mato Dentro - MG. No percurso da oficina foram criadas cenas com histórias das comunidades atingidas pela Mineradora Anglo American. Do trabalho da oficina resultou o curta metragem “Narrativas de Ferro”.
Data: Dezembro de 2017
Local: Conceição do Mato Dentro/MG
Oficina de teatro e vídeo
Oficina realizada na Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal, realizada na ocasião de exibição do vídeo Narrativas de Ferro.
Data: abril de 2018.
Local: Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal/DF
Oficina Suor de Ferro II
Oficina realizada a convite do MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, para jovens militantes de sete estados brasileiros da II Turma do Curso de Introdução ao Problema Mineral no Brasil.
Data: junho e julho de 2018
Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP
Oficina Identidade Camponesa
A convite do MST a Estudo de Cena coordenou oficina de teatro na Escola de Artes do Assentamento Contestado no Paraná. A base da oficina foi o poema Carteira de Identidade do poeta palestino Mahmoud Darwich e resultou no experimento Identidade Camponesa.
Data: julho de 2018
Local: Escola de Artes do Assentamento Contestado, Lapa/PR
Oficina Procedimentos de Trabalho da Estudo de Cena
A oficina que teve a participação de estudantes, artistas e militantes de movimentos sociais, socializou procedimentos de trabalho da Estudo de Cena. No percurso de formação foram trabalhadas cenas de realismo crítico e intervenções de agitação e propaganda no dia 1º de maio e na greve geral de 04 de junho de 2019.
Data: de abril a junho de 2019
Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP
fotos da oficina fotos intervenção